Skip to main content

Estar de olho nas tendências de mercado e nos anseios da sociedade é o que norteia boas decisões de negócios.

Muito se fala sobre tendências de mercado. Mas é comum as pessoas associarem a palavra tendência como se fosse apenas relacionada à estética dos produtos, como por exemplo as cores do vestuário para a próxima estação ou as linhas do mobiliário na decoração dos ambientes.

Como esse conceito é muito mais amplo, fizemos esse post para explicar o que é e por que acompanhar tendências de mercado. 

O que são tendências?

Tendências são o resultado de pesquisas que mapeiam o comportamento do consumidor – o que fazem, o que estão buscando, o que consomem, quais são os valores… Esses resultados oferecem direcionamentos ou pistas para cenários de curto, médio e longo prazo. 

Elas também apresentam as mudanças ou novos hábitos de consumo e destacam o crescimento de determinados segmentos. Assim, é muito mais fácil mapear o que o consumidor está buscando para traçar as estratégias e atender o que ele precisa.

Porque acompanhar as tendências de mercado?

Se engana quem pensa que as tendências de design e comportamento devem ser acompanhadas apenas por quem trabalha diretamente com desenvolvimento de produtos físicos ou digitais. Independente do segmento e porte da empresa – de microempreendedores a grandes corporações – é importante que seus gestores estejam atualizados. Estar de olho no mercado e nos anseios da sociedade é o que norteia boas decisões de negócios.

6 motivos para acompanhar as tendências

Saber com antecedência o que as pessoas irão buscar, oferece pistas para: 

  • Analisar se a sua organização oferta os produtos certos, se atua no nicho de mercado certo e/ou se oferece os serviços certos;
  • Gerar insights e abrir espaço para a inovação;
  • Identificar necessidades emergentes, que são boas oportunidades para expandir as áreas de atuação;
  • Criar produtos relevantes, que atendam as mudanças no comportamento de consumo;
  • Entrada do produto/serviço no mercado no momento em que as pessoas os estiverem procurando;
  • Estar à frente da concorrência.

Imagine oferecer um produto ou serviço que o consumidor não está mais buscando, ou insistir em uma tecnologia que já está ultrapassada? Nesses casos, a saúde financeira da empresa pode ser comprometida, assim como pode afetar o seu posicionamento no mercado.

A equipe da Solúvel Design está atualizada e desenvolve os projetos dos nossos clientes sempre monitorando alterações no mercado para oferecer soluções inovadoras. Quer conversar sobre algum projeto? Clique aqui.