A adoção da tecnologia no agro permite aumentar a produtividade e evitar desperdícios de insumos.
Quem trabalha no agro, sabe bem o peso que o setor tem para a economia do país. Segundo a Embrapa (2021), o Brasil é o quarto produtor de grãos e o maior exportador de carne bovina do mundo. Dados divulgados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostram que no ano de 2020 o agronegócio cresceu e, sozinho, foi responsável por 26,6% do PIB nacional, movimentando quase R$ 2 trilhões.
Mas você já parou pra pensar como pode aproveitar a grandiosidade desses números para inovar o seu negócio de implementos agrícolas? A resposta é simples: estamos em solo fértil para investir no setor. E esse mercado está carente de inovação.
Por que inovar?
A tecnologia vem sendo cada dia mais aliada dos produtores rurais para aumentar a produtividade e evitar os desperdícios de insumos no campo. Por outro lado, no Brasil a agricultura tradicional ainda é muito praticada e existe um amplo espaço para a adoção de ferramentas que otimizem o trabalho. Para crescer nesse segmento, você deve mostrar ao seu público as vantagens dos equipamentos inovadores. Afinal, num mercado tão concorrido, investir continuamente em melhorias é o que faz uma empresa se distanciar dos seus concorrentes. Se há um mercado que possibilita tanto crescimento, é importante pensar em inovação.
Como inovar?
Quando se fala em inovação, muitas pessoas logo associam a recursos digitais super avançados. Mas você não precisa criar uma nova tecnologia para que seu produto seja considerado inovador.
Inovação significa melhorar algo ou otimizar algum processo que gere valor para pessoas ou organizações. Simplificando: para inovar, o seu produto deve resolver um problema e trazer benefícios para as pessoas. E a tecnologia possui muitos recursos que podem ser usados para promover desenvolvimento no agronegócio.
Agora que você já sabe o que é inovação, veja alguns números:
– 80% das indústrias que inovaram na pandemia aumentaram lucro e produtividade;
– 64% das empresas industriais priorizaram a inovação em 2021.
Fonte: Terra (2022).
Tecnologia no agronegócio
As inovações vão desde sistemas que possibilitam o melhor controle de gestão, GPS agrícola, pulverizador autopropelido, sensores, equipamento digital para aferição agrícola, automatização de maquinários, monitor de plantio… São muitas as aplicações que os recursos tecnológicos podem oferecer para automatizar processos operacionais e fornecer um acompanhamento mais preciso das atividades agronômicas.
Se você está procurando conhecer mais sobre agro e tecnologia e quer saber como lançar maquinários agrícolas inovadores para atender esse mercado, temos um conteúdo exclusivo que vai te auxiliar. Implementos agrícolas: aprenda como a inovação pode expandir o seu negócio – baixe o e-book gratuitamente e tenha acesso a um passo a passo para criar implementos agrícolas inovadores em apenas 4 etapas!