Para produzir em larga escala, o Tinbot passou por uma otimização de processos.
Tinbot
Talvez você já o tenha visto por aí – quem sabe até mesmo na capa da Forbes. O robô Tinbot, criado pela startup Tinbot Robótica, nasceu de uma ideia de palito de picolé e é o primeiro robô com inteligência artificial do país. Mas, antes de ser amplamente conhecido em todo o Brasil, ele passou por um redesign que possibilitou a sua produção em escala industrial e atualizou o seu visual. A Solúvel Design foi o escritório de Design responsável por esse processo e aqui vamos contar um pouco sobre os bastidores desse case de sucesso. Saiba mais sobre:
Entendendo a dor do cliente
Com o anseio de profissionalizar e escalar o produto para o mercado, a Tinbot Robótica nos procurou. Inicialmente, o cliente não chegava a esse resultado por ter uma produção que se dava totalmente por impressão 3D, responsável por fabricar os componentes internos e a estrutura externa. Assim, tornava-se complexo deixar a produção escalável. No princípio, sua maior queixa era a parte externa do robô, que sofria um longo processo de acabamento até chegar a um bom padrão de qualidade na pintura. Contudo, ao analisarmos todo o sistema e conversarmos com a equipe de montagem, identificamos que a dor não era apenas em relação à parte externa, mas também aos componentes internos. A partir disso, sugerimos, então, que toda a construção do robô fosse repensada.
Repensando o processo
Ao observar o processo de execução da montagem, foi possível identificar oportunidades de melhoria na construção das peças. Nós, da Solúvel Design interviemos no processo de construção do Tinbot, propondo formas de facilitar e otimizar a montagem, tornando-a mais ágil e menos custosa. Assim, foram necessários diversos estudos para não comprometer, de nenhuma forma, seu sistema operacional. Materiais e processos de produção foram pesquisados, desenhamos a solução, definimos o processo produtivo mais adequado e encontramos o fornecedor que executasse da melhor forma o projeto, o que foi imprescindível para dar maior escala e tornar a execução da montagem mais eficiente. Dessa forma, fomos além da dor imediata do cliente e propusemos intervenções externas e internas no produto.
Tinbot, um robô mais amigável
Através de uma pesquisa de mercado, pudemos comprovar para o cliente, por meio de dados, que o Tinbot não transmitia esteticamente, as características que eles acreditavam entregar. Ao compará-lo com diversos outros robôs, trouxemos inquietações a respeito de sua aparência. Para surpresa geral, a estética daquele momento inicial transmitia a ideia de um robô de brinquedo, que remetia a algo frágil e nada tecnológico.
Propusemos, então, uma mudança estética para dar uma cara mais amigável e
tecnológica. Nesse caso, particularmente, o cliente desejou participar de todo o processo de mudança e acompanhar o desenvolvimento do novo visual do Tinbot.
Conforme os sketches iam sendo gerados, já eram apresentados e discutidos com o cliente, para que ele participasse e comunicasse o que fazia sentido dentro de sua visão de produto e negócios. Fomos refinando, apresentando a modelagem e, em paralelo, a parte de engenharia ia sendo criada também.
Criamos um novo design para o robô a fim de aprimorar seu processo de fabricação e harmonizar seus atributos estéticos.
Conheça mais sobre o processo criativo clicando aqui.
A importância de um olhar sistêmico para desenvolver melhorias.
O cliente considerava que o problema do Tinbot estava em sua carenagem externa. Após uma série de observações e estudos, mostramos e justificamos a necessidade de remodelar tanto os atributos estéticos quanto a estrutura interna.
Para isso, mergulhamos no processo de montagem para analisarmos quais diferentes formas poderiam ser feitas para criar algo que realmente comunicasse as características que o cliente gostaria que seu robô demonstrasse.
Para essa nova versão do produto, batizada de Tinbot Pro, garantimos a escalabilidade, reduzimos etapas produtivas e padronizamos peças – além de, é claro, elaborarmos um formato estético que transmite sua tecnologia com interface amigável e divertida, pela qual ele já era reconhecido.
Quer conhecer nossos projetos?
Quer se conectar com o mundo do Design?